No dia 04/06 em Curitiba, a ExNEPe, junto com o Centro Acadêmico de Psicologia da UFPR, foram ao Colégio Estadual do Paraná (CEP) realizar um debate sobre a defesa da educação pública e a reforma da previdência com o Grêmio Estudantil (GECEP).
O CEP historicamente tem um movimento estudantil muito combativo, tendo importância ativa nas grandes lutas de 68 contra o regime militar, nas jornadas de junho e julho de 2013 e nas vitoriosas ocupações secundaristas em 2016, passa por uma contraofensiva muito forte da reação, onde estudantes foram processados por ocupar escolas, professores são constantemente ameaçados por suas posições de classe e há uma burocratização imensa para fazer qualquer evento que tenha um caráter mais politizador – resultando numa arrefecida nos ânimos do movimento estudantil local. Contudo, a agudização da luta de classes no país e a nova onda de manifestações estudantis mostra que essa contraofensiva no colégio será aplastada! Na Greve Geral da Educação no dia 15 e no último dia 30, os estudantes do CEP se somaram massivamente à luta classista, combativa e independente, demonstrando muito vigor e disposição, comparecendo nos blocos mais independentes e combativos!
Após isso, a ExNEPe foi debater acerca dessas questões e começou mostrando o vídeo do vitorioso 23º FONEPe em Brumadinho, para depois aprofundar numa discussão sobre a subjugação nacional, sobre a destruição completa da educação pública, sobre a luta por gratuidade, democracia e autonomia nas escolas, sobre o fim da previdência social e, por fim, conclamou todos os estudantes a realizarem uma grandiosa greve de ocupação a serviço da Greve Geral de Resistência Nacional! Ocorreu um debate muito rico e dali foi deliberado fazer um grupo de debate semanal e chamar pessoas para irem ao 39ª ENEPe, já se formando uma Comissão de Mobilização para isso.