Com informações de G1.
Bolsonaro nomeia nesta terça o professor Francisco Ribeiro da Costa para reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede em Marabá. O professor é o terceiro colocado na lista tríplice da consulta acadêmica enviada ao presidente. O mandato da reitoria dura 4 anos.
A lista tríplice foi enviada ao Ministério da Educação (MEC) no dia 10 de junho. Nela, o atual reitor, professor Maurílio de Abreu Monteiro, ganhou com 84,4% dos votos e, no segundo lugar, esteve o professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, com 8,7% dos votos validos. Costa teria recebido apenas 6,9% do total. A consulta acadêmica foi realizada de forma virtual com grande participação da comunidade, obtendo 78,8% de engajamento dos votantes.
O presidente fascista tem atacado a autonomia universitária a cada oportunidade. Vem utilizando-se de mecanismos burocráticos que datam do regime militar-fascista – e que nunca foram revogados, nem pela dita “esquerda” – para intervir nas universidades e empossar apoiadores do governo militar. Para isso, atacará abertamente a democracia e a autonomia universitárias.
Bolsonaro pretende usar seus fantoches para aumentar o controle sobre o ensino superior e, assim, tornar mais rápida a adesão de seu pacotaço para a educação pública, isto é, toda sorte de projetos privatistas como a EaD e o Future-se. Para isso, precisará também intervir para perseguir e aplastar toda e qualquer resistência dos estudantes, funcionários e professores democráticos.
Não permitiremos! A todos os estudantes e demais profissionais da educação cabe a tarefa de seguir na luta presencial, organizando a resistência independente e classista contra a privatização do ensino pública e em defesa do direito de nosso povo de ensinar, estudar e aprender. Não vamos deixar passar a boiada, façamos os governantes temerem ser varridos pelo levante popular!
Um comentário sobre “Bolsonaro nomeia reitor interventor na Unifesspa”