No dia 11 de agosto, estudantes de pedagogia da Unifesp, convocados pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles – Gestão E Vamos à Luta!, participaram de uma passeata no centro de São Paulo, protestando contra o corte de verbas nas universidades e institutos federais.
A concentração se iniciou às 16h em frente ao Teatro Municipal, reunindo estudantes e trabalhadores e diversas organizações estudantis. Atendendo ao chamado da ExNEPe, a pedagogia compôs o ato com uma faixa com a frase “Contra os Cortes de Verba na Educação!” e foram distribuídos cerca de 90 panfletos e adesivos da Entidade. Partimos em marcha até o Largo São Franscico.

A manifestação foi dirigida pelo movimento estudantil burocrático, o que se mostrou evidente no caráter pacifista e conciliador durante todo o trajeto. A PM esteve presente em peso, conduzindo a passeata como se os manifestantes fossem seus reféns, também filmaram e vigiaram todos, com o intuito de reprimir qualquer um que não atendessem as suas ordens. Ao fim do ato, organizações partidárias fizeram uma assembleia para eleger a nova direção da UEE de São Paulo, deixando de lado as reivindicações pela educação e buscando tornar o protesto em um palanque eleitoral.
Frente a graves ataques ao ensino público e com a ameaça de fechamento das universidades, não podemos mais aceitar as ilusões eleitorais. A hora de lutar é agora. A única forma de impedir o fechamento da universidade é quebrando seus cadeados e abrindo-a para o povo com a greve de ocupação. Vamos à luta!

