Na última segunda-feira, dia 23 de agosto, ocorreu uma paralisação de técnicos-administrativos, estudantes e professores da USP. A pauta considerou a Portaria GR Nº 7670, de 12 de agosto de 2021, sobre o retorno às aulas presenciais de forma imposta pela Reitoria, sem organização e condições sanitárias adequadas.
No campus de Ribeirão Preto, foi organizada uma manifestação pelo movimento estudantil independente, a Frente Estudantil Contra a EaD USP-RP. Primeiro, houve uma concentração dos estudantes na entrada principal. Depois, ocorreu uma passeata, saindo do Hospital das Clínicas e chegando no Restaurante Universitário. Ao chegar no bandejão, os manifestantes falaram sobre a falta de condições para o retorno da forma como está sendo imposto, chamando a atenção dos estudantes que estavam na fila.
O ato contou com faixas, palavras de ordem e distribuição de panfletos sobre o corte de verbas nas universidades, a BNCC, a BNC-FP e a Reforma do Ensino Médio. Estudantes de pedagogia, enfermagem, biblioteconomia, psicologia e secundaristas estiveram presentes.



