A Executiva Paraense dos Estudantes de Pedagogia (ExPaEPe) realizou no mês de março jornadas de mobilização estudantil em forma de Pré-Enepes, com o objetivo de preparação para o 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia que acontecerá na cidade de Niterói, Rio de Janeiro entre os dias 20 a 24 de Abril.
Os Pré-Enepes tiveram como tema: “Em defesa da ciência e das aulas presenciais: Contra a EaD, o ensino híbrido e o corte de verbas!” e foram realizados nos dias 18 e 25 de Março em Marabá e Belém, respectivamente. Em Marabá, o Encontro foi realizado na Unifesspa em duas turmas de Pedagogia com a participação de 40 estudantes, já em Belém a atividade ocorreu na UEPa, campus do Telégrafo e contou com 12 participantes.

Os estudantes, ávidos pelo debate que só as aulas presenciais podem oferecer concordaram com a necessidade do retorno imediato das aulas presenciais em todas as universidades já que no momento atual não corresponde mais defender a ciência contra o obscurantismo de Bolsonaro/Generais e dos oportunistas apenas via internet, mas no chão das salas de aula, impulsionando a luta contra os cortes de verbas e o sucateamento das universidades públicas presencialmente.
Por fim, os estudantes debateram formas de autossustentação e pedidos de auxílio para as universidades buscando garantir a participação no 41º ENEPe.
Estudantes realizam auto-sustentação na UEPa
Alunos de Pedagogia e Licenciatura fizeram vendas de paçocas, amendoins, doce de leite e brigadeiros como forma de angariar fundos para o 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. Mesmo com o fluxo reduzido de estudantes, professores e o corpo técnico administrativo que se encontra em greve exigindo o pagamento do piso para o Governador Helder Barbalho (MDB), os estudantes receberam amplo apoio de quem estava na universidade vendendo todos os doces, prova de que com organização e argumentação justa sobre a importância do encontro se pode organizar a ida da delegação paraense.



