Nos dias 27, 28 e 29 de julho ocorreu, na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul, Paraná, a Semana de Integração do curso de Pedagogia. Os alunos da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico: educação informal apresentaram seminários em torno de entidades que podem ser consideradas como educação informal, sendo a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia uma das entidades apresentadas.
No dia 27, dois companheiros da Executiva Paranaense dos Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) compuseram a mesa representando a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) em que apresentaram a Executiva, discutindo como tal entidade funciona, quais as pautas que defende e como tem mobilizado, politizado e organizado o estudantado em todo o país.

Junto a isso, o Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi (CAPAG), que sempre apoiou e apoia os eventos da ExNEPe, aproveitou o momento para continuar com sua campanha de arrecadação, vendendo chá e bombom, como forma de garantir a independência da entidade estudantil.
Após as atividades da disciplina, o Centro Acadêmico teve o espaço cedido pela Coordenação do Curso de Pedagogia para a realização de uma mesa com o tema “Em Defesa do Pedagogo Unitário: abaixo a BNC – Formação de Professores!”, em que foi exposto a Resolução 02/2019, sua Nota Técnica publicada no dia 06 de julho deste ano, e como tal Resolução é um ataque direto à formação do pedagogo e à Liberdade de Cátedra dos professores universitários. Para tal debate, foi utilizado como base o documento base escrito pela ExNEPe em preparação para o 41º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia) no Rio de Janeiro, intitulado “Imediata Revogação da BNC: em defesa da autonomia universitária e da formação unitária do pedagogo!”

Após a mesa, a faixa produzida como ornamentação da mesma foi exposta na universidade, para firmar o posicionamento contrário dos estudantes de pedagogia em torno da Resolução 02/2019.

No dia 29, se deu um espaço de descontração, com peças de teatro, músicas e poemas. O CAPAG preparou e apresentou uma atividade de defesa pessoal, com base no judô, que foi recebida com muito entusiasmo e animação pelos estudantes, já apresentando a proposta do CA de realizar oficinas de autodefesa no próximo semestre. Além disso, o CA também apresentou a música “Paraná Vermelho” do grupo musical curitibano Terravante, que desde sua fundação tem apresentado apoio à luta dos estudantes, em especial à ExNEPe.

Ao longo de todo o evento o ambiente geral foi de muita animação, reconhecendo a necessidade da luta dos estudantes como essencial e algo intrínseco à formação docente.
Viva os estudantes de pedagogia!
Viva a Executiva Paranaense dos Estudantes de Pedagogia!
Viva o Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi!