Nova manifestação em Maringá contra a precarização e privatização da universidade!

No dia 18, dia nacional de luta pela educação, cerca de 100 estudantes saíram em manifestação dentro da Universidade Estadual de Maringá, reivindicando contratação de professores, mais verbas e a abertura do restaurante universitário de manhã e de noite.

No início do ato, os estudantes se reuniram para decidirem o rumo da manifestação. Basicamente duas propostas se confrontaram, uma de sair em manifestação dentro da UEM, para dialogar com os estudantes e professores e outra para se dirigirem até a avenida Colombo e fazerem um ato parado, entregando panfletos para a população. A segunda proposta foi derrotada, tendo apenas um voto.

Essa divergência expressou a luta do movimento estudantil combativo com o oportunismo, que existe no interior da universidade. Este último, ainda que de forma envergonhada e tentando esconder seus reais intuitos, deseja de todas as formas fazer campanha eleitoral para Lula. Isso se expressa com panfletos e adesivos da campanha eleitoral pelo candidato. Enquanto o isso o movimento estudantil combativo e independente (representado pelo DCE) rechaçou e rechaça a saída eleitoral e quaisquer tergiversações com as reivindicações estudantis.

Os discentes manifestantes entraram em diversos blocos da universidade, atingindo os mais diversos cursos e em dezenas salas de aulas, conversando com professores e recebendo apoio do resto da comunidade acadêmica. Foram entoadas palavras de ordem como: Avante, avante, avante juventude, a luta é o que muda, o resto só ilude!; Ô estudante, presta atenção, LGU não é a solução! Para barrar a privatização, greve geral, greve geral de ocupação!. Tal foi o impacto da ação dos estudantes que logo após o ato surgiram até rumores de que partes da universidade teriam sido ocupada.

Ao final do ato, foi demarcado pelo DCE o caminho inconciliável da luta dos estudantes pelos seus direitos e reivindicações e o oportunismo não ousou levantar sua cabeça para defender abertamente e desavergonhadamente candidatos para o próximo pleito eleitoral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s