No dia 15 de outubro, a Escola do Bairro realizou um grande evento para celebrar o dia das crianças que durou por todo o período da tarde. Mais de 200 pessoas circularam pelo evento que contou com muitas comidas e brincadeiras para crianças de diversas idades.

O trabalho para a realização do evento iniciou logo pela manhã, com dezenas de apoiadores se organizando para o transporte de materiais, cozimento dos alimentos, organização da ornamentação do evento e com os contatos para concretizar toda a infraestrutura para a celebração. Na parte da manhã – organizado conjuntamente pelas crianças – também foram feitos cartazes temáticos pelas crianças menores e as maiores ensaiaram a peça teatral que seria apresentada de tarde.

Foram montadas 5 camas elásticas, 1 piscina de bolinha, 1 máquina de algodão doce, um local para brincadeira do Rabo do Burro, Boca do Palhaço, jogo de argolas e um espaço para pintura facial. Além disso, foram distribuídos centenas de sorvetes, cachorros quentes e muitos litros de refrigerante. No decorrer do evento, várias crianças que participam da Escola do Bairro participaram da sua organização, recolhendo o lixo do chão e conscientizando os participantes do evento sobre isso e sobre as demais atrações da celebração com megafones. Além dos apoiadores da CSP, ajudaram no apoio ao evento Centro Acadêmico da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Horácio Racanello Filho – Direito (CAHRF), DCE da UEM, UEM Presente e Executiva Paranaense dos Estudantes paranaenses (ExPEPe).

A festividade contou com várias atrações culturais. A primeira delas foi uma contação de histórias para as crianças, muito elaborada com bonecos e fantasias. Com o apoio da Batalha da Uva foi realizado também uma batalha de rap, que apresentou e envolveu muitas crianças na cultura do hip-hop. Além disso, também ocorreram apresentações musicais para todos os presentes e por último foi apresentado a peça O Rei de Quase Tudo, pelas crianças da Escola do Bairro, que conta a história de um rei que acaba destituído pelo povo, que exige o fim da monarquia. Houve grande participação de crianças e do bairro em geral em todas as atrações, que demarcaram um dia muito especial, que foi muito além do simples ato de caridade ou filantropia de dar presentes neste dia, preenchendo-o, invés disso de cultura e significado.

No final do evento, de noite, os presentes fizeram uma avaliação muito positiva deste, demarcando a grande satisfação de o estarem realizando. Foi ressaltado o grande avanço do dia das crianças deste ano, em relação ao último e a grande vontade dos apoiadores e das crianças de servirem ao povo em todas as tarefas que envolveram a celebração.










