No dia 20/10 a Coordenação Acadêmica do Instituto Federal do Paraná de Palmas realizou a Semana Acadêmica de Pedagogia – 2022, convidando a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia para compor a mesa junto a estudantes e servidores do IFPR. A mesa foi composta pelo Professor David Ferreira Severo representando o NAC, o Professor Diogo Foschiera representando o NAPNE, o Professor Luiz Fernando Rankel representando o NEABI, a Pedagoga Marcia Adriane da Silva e o Professor Douglas Prado representando a SEPAE, o estudante Jhonatan da Silva representando o DCE, o Professor Patrike Soares de Oliveira representando o curso de Pedagogia e a estudante Júlia Zanini representando a ExNEPe.

O evento teve como tema o chamado “Políticas Públicas e Políticas Educacionais e a Defesa da Formação Docente Pública Gratuita e de Qualidade” com a exposição dos diversos serviços de assistência estudantil que os servidores do Instituto Federal lutaram, e lutam diariamente, por construir e manter. Também foi exposto, pelo Professor Patrike, a grandiosa e vitoriosa Greve de Ocupação realizada pelos estudantes de Pedagogia no ano de 2014, que durou mais de um mês, com estudantes acampando na frente da entrada principal em meio ao inverno, na cidade mais fria do Paraná. A consequente e combativa organização dos estudantes impediu o fechamento do curso de Pedagogia e ainda forçou a fundação do IFPR (que, anteriormente, era sede de uma instituição privada)!
A representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia apresentou um histórico de luta do movimento estudantil independente, em especial as recentes Greves de Ocupação que ocorreram no país. Deu como exemplo a histórica Greve de Ocupação da UNIR de 2011, que barrou o REUNI e forçou o REItor Januário a renunciar; a Greve de Ocupação no Bandejão da Uerj em 2017, que forçou a reabertura do RU; a recente Greve de Ocupação do RU da UFPR em 2021, que também forçou sua reabertura; a Greve de Ocupação do prédio da Ciências da Terra, o Bigarella, também na UFPR; e a Greve de Ocupação da USP – Ribeirão Preto que estava em andamento no momento do evento.

Os estudantes e servidores presentes demonstraram muito entusiasmo, concordando com o exposto pela representante da ExNEPe, afirmando que apenas com a luta radical e consequente os estudantes terão seus direitos mantidos e expandidos. Com isso, gravaram um vídeo de apoio à Ocupação do Bloco 16 realizada pelos estudantes da USP – RP e se colocaram à disposição de se mobilizarem para participar do 28º Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia e ocorrerá no primeiro final de semana de novembro.
VIVA A EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!
SÓ A LUTA RADICAL QUE MUDA A SITUAÇÃO, GREVE GERAL DE OCUPAÇÃO!