O ato havia sido inicialmente convocado para as 17h pela União Paranaense dos Estudantes Secundarista (UPES), numa clara tentativa de impedir que os estudantes fossem às ruas pois este é o horário que a maioria está saindo de suas aulas. Contrários a isso, a Frente Estudantil Contra o Novo Ensino Médio – Curitiba mudou o horário para às 18h e assim divulgou a manifestação nas portas dos colégios da cidade.
A concentração foi marcada na praça Santos Andrade, e como era de se esperar, às 17h haviam apenas os pombos na praça, nem mesmo as entidades oportunistas (UNE, UPES, e cia) chegaram nesse horário. Conforme iam saindo dos colégios, centenas de estudantes iam somando a manifestação. Estudantes das universidades e secundaristas foram se juntando à Frente para marcharem juntos e demonstrar seu repúdio ao NEM e ao oportunismo conciliador, que tem pregado contra a luta combativa, temendo que ela se agudize para uma nova onda de greves de ocupações, a qual eles já foram expulsos uma vez.
Durante toda a manifestação foi a voz dos secundaristas que se fez ouvir, mesmo com a tentativa da bateria dos traidores da luta de abafar o ódio dos jovens. Fizeram ecoar pelo centro da cidade as palavras de ordem: “O estudante pode se rebelar, essa reforma você tem que revogar!”, “Se não revogar, nós vamos ocupar!”, e “É só a luta radical que muda a situação! Greve geral de ocupação!”.
Essa manifestação demonstrou a todos que as entidades oficiais estão comprometidas com a sua missão de bombeiros da luta do povo e farão de tudo – desde acordos com a polícia à ameaças aos autênticos lutadores do povo – para conter a inevitável rebelião dos jovens contra essa reforma criminosa!
ABAIXO O NOVO ENSINO MÉDIO! REVOGAÇÃO JÁ!
É SÓ A LUTA RADICAL QUE MUDA A SITUAÇÃO! GREVE GERAL DE OCUPAÇÃO!
ABAIXO A UPES, OPORTUNISTA, PELEGA E REFORMISTA!
Frente Estudantil Contra o Novo Ensino Medio – Curitiba



